sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Sua conexão SSH travou?

Certamente você alguma vez na vida abriu uma conexão ssh pra algum lugar e alguma coisa aconteceu entre você e o servidor e o terminal congelou (ou assim é o que parece).

Várias coisas podem ocasionar esse problema, desde o seu wifi ter desligado até o servidor ter morrido, mas o problema é que você geralmente tem que fechar o terminal (após elogiar a profissão da mãe de alguém), e era exatamente isso que eu fazia, ficava puto e fechava o terminal.

Seus problemas acabaram!!

Saiba você, que, assim como vim, o cliente ssh dos Unix (não sei se é aplicável a putty, não tenho Windows) possui um modo de comando, e é bem simples, basta apertar ~ (til), uma vez em modo de comando, você pode apertar . (ponto) e isso forçará o cliente a encerrar a conexão e você tera seu precioso terminal local de volta (especialmente mais precioso se estiver em um tty real...ctrl+alt+f1, 80 caracteres de largura, essas coisas sabe...)

Além do ponto, existem outros comandos que podem ser executados. Consulte o man 1 ssh na seção de ESCAPE CHARACTERS que você vai ter a lista com todos os comandos que podem ser executados. Pra mim, o segundo comando mais útil é o ^Z (CTRL+Z) que coloca o ssh pra background e te devolve pro shell local

Nenhum comentário:

Postar um comentário